AS PESSOAS NÃO DEBATEM CONTEÚDOS, APENAS RÓTULOS. QUERO A ESSÊNCIA. A MINHA ALMA TEM PRESSA...

Deus nos salvou e nos comissionou para trafegarmos no celestial, bem acima dos problemas e tribulações.

Pr. José Gildo

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

IGREJA CRESCE NATURALMENTE

“Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento” (1 Coríntios 3.6-7).
Este texto das escrituras é uma maravilha! Por isso é que não entendo essa paranóia do movimento evangélico atual com suas tendências faraônicas e com síndrome do enorme.
O crescimento do Reino de Deus está intrinsecamente relacionado com a liberdade de se fazer e o regozijo de se colher. Se sofremos porque não crescemos é porque alguma coisa está errada. Marcos 3.26-29 diz: “O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa”. Esse texto mostra claramente qual é a função do homem –e o que não é: ele pode e deve semear, ele pode e deve ceifar, ele pode e deve "dormir e levantar". O que ele não pode fazer é produzir o fruto. Diz o texto que, de maneira misteriosa, a terra o produz "por si mesma”. Tenho experimentado de maneira vívida esta passagem das escrituras no meu ministério. Deus tem acrescentado pessoas e eu não “sei como” isso tem acontecido. Mas algumas lições posso tirar acerca do crescimento de igreja:
· A expansão do Reino de Deus ocorre independentemente de nossa vontade- Faz parte da soberania de Deus. “Não sabemos como”. Existe um propósito em todo ato criador de Deus. O crescimento do Reino está intimamente ligado aos atributos divinos. Deus é totalmente independente de sua criação. Ele é auto-existente;
· A nossa função é não atrapalhar- É verdade que somos parte integrante do processo. Deus na sua bondade nos incluiu no seu plano transcendente. Mas isto não nos dá o direito de atrapalhar com a nossa religião um projeto que sempre foi soberano. Deus removerá qualquer obstáculo daquilo que Ele já intentou em Cristo Jesus desde os tempos eternos.
· Relaxe! É Deus quem dá o crescimento. O Espírito de Deus convence, converte, transforma e mantém a mente de Cristo no regenerado. O Senhor acrescenta dia a dia os que vão sendo salvos. Como crentes, somos agentes de Deus em levar esta mensagem de boa nova. E isto acontece num ambiente de espontaneidade e não de coação. O evangelho, quando é plantado de forma sobrenatural no coração do homem, é como um fluir de um rio impetuoso que procura de todas as formas tomar o seu curso e preenche todas as brechas por onde passa;
· Precisamos descansar em Deus- Não é uma tarefa fácil. As obrigações eclesiásticas do dia a dia impostas pela religião nos prendem em cadeias sem grades. Confundimos obrigação com devoção. Comparecimento com comunhão. Liturgia com celebração. Programação com devocional. É um sofrimento sem fim. Esquecemos que em qualquer recanto do mundo em que estivermos reunidos com dois ou três aí existe uma igreja. Que cultuar a Deus independe de se estar atrelado a uma liturgia. Que se adora a Deus no coração, com uma alma sedenta e com uma saudade arrebatadora de voltar ao convívio com o criador. Descansar em Deus está relacionado ao processo de amadurecimento do crente. É uma longa jornada, mas é o verdadeiro caminho da adoração.


Pr. José Gildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário