A palavra unção está na moda. Tem se ouvido muito falar em unção; Há unção na música; Há gente que convida para receber unção; Há palavra ungida; Há shows cheios de unção; há unção nos instrumentos musicais. Fala-se muito em unção, mas infelizmente a maioria nem sabe o que é isso. A palavra unção vem do grego Chisma. Este substantivo aparece somente por três vezes no Novo Testamento, sempre no Livro de 1 João. Infelizmente a palavra unção sendo usada de qualquer jeito, de forma inadequada, para preencher discursos vazios; para extravasar emocionalismos quando faltam palavras de equilíbrio. A palavra unção vem sendo constantemente deturpada e desgastada.
Algumas considerações sobre a Unção- Unção não é uma manifestação sentimental; Unção não é uma demonstração humana de poder; Unção não é uma encenação espiritual; A unção aponta para a obra e os dons do Espírito Santo; Não há sentido para hoje a prática da unção de Enfermos ou qualquer outro tipo de unção; A unção não tem o efeito das virtudes espirituais apostólicas; A unção não é privativa do pastor da igreja; A unção não tem qualquer efeito de sacramento; A unção não perdoa pecados; A unção não é sinal de cura; A unção não tem poderes mágico-religiosos;
Unção no Antigo Testamento: (Ex 40.9;40.15;
a) Quem podia ser ungido? A unção simbolizava um ato divino de autorização, capacitação e separação para uso específico.(Lv 8:12). Reis eram ungidos através dos sacerdotes. A unção fazia do rei um servo de Deus; Sacerdotes eram ungidos para um ofício vitalício; Os Profetas eram consagrados como representantes de Deus para levar mensagem espiritual;
b) Quem não podia ser ungido? Pessoas que não tinham recebido o ofício sagrado do sacerdócio ou qualquer estrangeiro que se agregasse ao povo Judeu;
c) O óleo da unção no Velho Testamento era um símbolo transitório, assim como foram todas as coisas do Antigo testamento (sombras do que haveria de vir) (Hb 8);
d) Nem toda unção com óleo tinha validade, o que atesta seu caráter provisório (Am 6.6);
e) O último sacerdote a ser ungido na Antiga Aliança foi Jesus de Nazaré, que inaugurou uma nova era (Is 61.1-6);
Unção no Novo Testamento- Unção é o derramamento do Espírito Santo sobre os que crêem. Unção, é o método que Deus usa através do Espírito Santo para operar a sua vontade na terra; Receber unção ou ser ungido significa ser credenciado pelo Espírito para comprimento de uma missão:
a) Quem hoje pode ser ungido? Todos os que, pela fé, receberam a Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas; (2 Co 1.21)
b) A unção hoje é permanente- Todas as ocorrências da palavra unção no Novo Testamento se refere a presença permanente do Espírito Santo na vida dos crentes;
c) Quando fomos ungidos? No dia que nascemos de novo, que fomos regenerados pelo poder do Espírito Santo que hoje atua em nossas vidas;
d) O que envolve a unção? Toda a graça, habilidade e poder do Espírito Santo. A Unção é a revelação da presença de Deus no meio do seu povo;
e) A unção, os dons e frutos espirituais- Unção é o poder que Deus dá ao seu povo, através dos dons e frutos espirituais (Hb 1.9), para realizar coisas além de suas capacidades e aptidões naturais;
f) Jesus foi o primeiro a receber unção definitiva de Deus (Atos 10.38), como símbolo, para inaugurar uma nova era (a nova aliança), em que não precisamos mais estar recebendo óleo para consagração para determinada função; Em Hebreus 1.9 mostra-nos, entretanto, que a unção que Jesus recebeu era de um nível todo especial;
g) Hoje somos ungidos com o Espírito Santo e não necessitamos de nenhum outro tipo de unção espiritual, em nenhum outro momento de nossas vidas;
h) Não precisamos mais, como os sacerdotes da Antiga Aliança, sermos ungidos toda vez que quisermos ter acesso ao trono da graça de Deus (Hb 6.20; 7.21-27);
Algumas considerações sobre a Unção- Unção não é uma manifestação sentimental; Unção não é uma demonstração humana de poder; Unção não é uma encenação espiritual; A unção aponta para a obra e os dons do Espírito Santo; Não há sentido para hoje a prática da unção de Enfermos ou qualquer outro tipo de unção; A unção não tem o efeito das virtudes espirituais apostólicas; A unção não é privativa do pastor da igreja; A unção não tem qualquer efeito de sacramento; A unção não perdoa pecados; A unção não é sinal de cura; A unção não tem poderes mágico-religiosos;
Unção no Antigo Testamento: (Ex 40.9;40.15;
a) Quem podia ser ungido? A unção simbolizava um ato divino de autorização, capacitação e separação para uso específico.(Lv 8:12). Reis eram ungidos através dos sacerdotes. A unção fazia do rei um servo de Deus; Sacerdotes eram ungidos para um ofício vitalício; Os Profetas eram consagrados como representantes de Deus para levar mensagem espiritual;
b) Quem não podia ser ungido? Pessoas que não tinham recebido o ofício sagrado do sacerdócio ou qualquer estrangeiro que se agregasse ao povo Judeu;
c) O óleo da unção no Velho Testamento era um símbolo transitório, assim como foram todas as coisas do Antigo testamento (sombras do que haveria de vir) (Hb 8);
d) Nem toda unção com óleo tinha validade, o que atesta seu caráter provisório (Am 6.6);
e) O último sacerdote a ser ungido na Antiga Aliança foi Jesus de Nazaré, que inaugurou uma nova era (Is 61.1-6);
Unção no Novo Testamento- Unção é o derramamento do Espírito Santo sobre os que crêem. Unção, é o método que Deus usa através do Espírito Santo para operar a sua vontade na terra; Receber unção ou ser ungido significa ser credenciado pelo Espírito para comprimento de uma missão:
a) Quem hoje pode ser ungido? Todos os que, pela fé, receberam a Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas; (2 Co 1.21)
b) A unção hoje é permanente- Todas as ocorrências da palavra unção no Novo Testamento se refere a presença permanente do Espírito Santo na vida dos crentes;
c) Quando fomos ungidos? No dia que nascemos de novo, que fomos regenerados pelo poder do Espírito Santo que hoje atua em nossas vidas;
d) O que envolve a unção? Toda a graça, habilidade e poder do Espírito Santo. A Unção é a revelação da presença de Deus no meio do seu povo;
e) A unção, os dons e frutos espirituais- Unção é o poder que Deus dá ao seu povo, através dos dons e frutos espirituais (Hb 1.9), para realizar coisas além de suas capacidades e aptidões naturais;
f) Jesus foi o primeiro a receber unção definitiva de Deus (Atos 10.38), como símbolo, para inaugurar uma nova era (a nova aliança), em que não precisamos mais estar recebendo óleo para consagração para determinada função; Em Hebreus 1.9 mostra-nos, entretanto, que a unção que Jesus recebeu era de um nível todo especial;
g) Hoje somos ungidos com o Espírito Santo e não necessitamos de nenhum outro tipo de unção espiritual, em nenhum outro momento de nossas vidas;
h) Não precisamos mais, como os sacerdotes da Antiga Aliança, sermos ungidos toda vez que quisermos ter acesso ao trono da graça de Deus (Hb 6.20; 7.21-27);
Pr. José Gildo
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