AS PESSOAS NÃO DEBATEM CONTEÚDOS, APENAS RÓTULOS. QUERO A ESSÊNCIA. A MINHA ALMA TEM PRESSA...

Deus nos salvou e nos comissionou para trafegarmos no celestial, bem acima dos problemas e tribulações.

Pr. José Gildo

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

NEM TUDO É RUIM NESTE MUNDO MAU (Eclesiastes 9.7-9)

Geralmente os crentes são ensinados que devem abominar tudo o que há no mundo. Hoje, depois de muitas idas e vindas aprendi que não é possível me isolar de tudo e de todos porque Deus ama o mundo de tal maneira que mandou o seu filho unigênito para resgatá-lo. O passar dos anos ensina que, a experiência e a maturidade cristã é que devem balizar nossa conduta e nossos conceitos. Aprendi que nem sempre o que o crente diz é o mais correto ou o mais justo e que muitas coisas presentes neste mundo podem ser boas, proveitosas e aprazíveis. Nem sempre o agir de Deus era pautado pela lógica e uniformidade.
Em muitas passagens das escrituras vemos Deus trabalhando com Israel... Uma nação desobediente, idólatra, cuja marca era a ingratidão. Deus escolheu Ciro, um rei pagão, violento e ambicioso para editar um decreto de construção do templo de Jerusalém e ainda o chamou de meu pastor (Is 44.28).
Observamos também nas escrituras O Espírito Santo, através de operações gerais, sem renovar o coração, exercer influência sobre o homem, o levando a manter a ordem na vida social, na justiça civil (Rm 13.1-3) (1 Tm 2.1-4). A bíblia diz Deus ouviu e usou pecadores para sua glória, como foi o caso de Cornélio e Naamã.
O homem, embora caído, é contemplado pela graça comum que atinge a todos. Essa graça comum não é a graça salvadora, mas é dada por Deus para capacitar os homens a ter um mínimo de harmonia para conviver neste mundo caótico. Devido a graça comum, O homem ainda conserva alguma noção do verdadeiro, do bom e do belo, e muitas vezes aprecia estas coisas num grau até surpreendente, e revela desejo da verdade e da moralidade externa. A graça comum capacita o homem a praticar o que é certo nas atividades civis ou naturais. Devido a graça comum, o ser humano sem Deus, pode praticar as boas obras naturais nas relações sociais, obras que se harmonizam externa e objetivamente com a lei de Deus, embora destituídas de qualquer qualidade espiritual. A graça comum, que faz parte da insondável graça de Deus, capacita todos os homens a zelar por instituições sagradas como casamento e família.
Existe vida antes da morte (Ec 9.7-9)- Os crentes só são ensinados sobre a vida após a morte. Esta é uma proposta excelente, mas incompleta. Deus permite e quer que gozemos hoje, de todos os benefícios de ser um homem salvo. O homem integral (físico, emocional, existencial, espiritual) deve usufruir a herança divina. O autor de Eclesiastes defende que desfrutemos os pequenos prazeres da vida que, apesar de transitórios, são o melhor que podemos fazer nesta vida miserável. Estes prazeres podem aliviar um pouco a agonia da existência humana, portanto estão aí para serem desfrutados.
ü “Come o teu pão com alegria... Deus se agrada de antemão”. Agradeça Deus e aproveite do fruto do teu trabalho, pois Deus está satisfeito contigo;
ü Bebe gostosamente o teu vinho- Não fala necessariamente no sentido literal. O vinho simboliza uma alegria esfuziante, contagiante, inebriante. Não temos que ser “normais”, “racionais”, o tempo todo;
ü Sejam alvas as tuas vestes- Viva uma vida honrada e transparente que Deus colocará no seu coração a liberdade para aproveitar com gozo o fruto do teu trabalho;
ü Goza com a mulher que amas- Uma linda metáfora que simboliza completude de vida. A mulher dada por Deus é o desfecho de toda a alegria experimentada pelos benefícios gratuitos do Pai;
ü Todos os dias de tua vida fugaz- ou passageira. São valores transitórios e devem ser encarados como tal e serem colocados na perspectiva correta, mas nem por isso deixam de ser importantes.

Pr. José Gildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário