AS PESSOAS NÃO DEBATEM CONTEÚDOS, APENAS RÓTULOS. QUERO A ESSÊNCIA. A MINHA ALMA TEM PRESSA...

Deus nos salvou e nos comissionou para trafegarmos no celestial, bem acima dos problemas e tribulações.

Pr. José Gildo

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

É O AMOR...

O amor é uma das palavras mais controvertidas e mal interpretadas que existe. Os poetas declamam sobre amor e lhes dão um enfeite especial. Os românticos a usam para conquistar o objeto de seu amor. E assim cada um de nós usa a palavra amor para o objetivo que nos convém. Nós crentes temos a tendência de esquecer que o amor é muito mais do que isso. O amor só encontra uma perfeita explicação em Deus.
A marca registrada da espiritualidade cristã é o amor. O amor é o “FRUTO”. O amor tem início na regeneração. O apóstolo João diz: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (I Jo 4.7. O amor é uma atitude do coração, da mente e da vontade- ele atua na personalidade inteira do homem. Quem não ama não conhece a Deus. “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” O amor é o motivo universal da vida cristã; o caminho indicativo para saber se amamos a Deus é quando amamos nossos semelhantes, a partir daí podemos conduzir nossa alma em ascensão mística para que possamos amar a Deus mais diretamente. O amor ao próximo consiste em querermos para o próximo o mesmo que queremos para nós mesmo. A prova máxima do amor de Deus foi o sacrifício de seu filho- “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” (I Jo 4.10).
O amor é o mandamento que nos identifica com o pai e é a forma mais fácil e mais próxima de entendermos a pessoa de Deus.

A excelência do amor ágape- exemplo do bom samaritano (Lucas 10.25-37):
§ O amor não discrimina – Quem tem compaixão não traça linhas de responsabilidade e exclusão. Não há racismo, preconceito, discriminação, divisão (Judeus não se davam com samaritanos)
§ Quem ama é ousado (V.31) – valoriza mais as pessoas do que tradições religiosas. Quem está dentro do decote é mais importante do que o decote.
§ Quem ama se importa com a dor alheia– este sentimento nos faz deixar nossa cavalgadura, mesmo rumo ao sucesso, pra atender a um ferido a beira do caminho, mesmo que isto nos atrase ou mesmo que o ferido não nos seja simpático.
§ Quem ama não tem medo de correr riscos- talvez os assaltantes ainda estivessem nas proximidades, mas a compaixão é maior do que o medo.
§ Quem ama dedica tempo – o samaritano tinha uma agenda a ser cumprida. Ele alterou sua agenda para pensar na vítima. Isso atrasou sua viagem, mas ficou em paz com sua consciência.
§ A compaixão não hesita em fazer despesas- o samaritano pagou ao dono da estalagem o equivalente a 24 diárias e ofereceu um cheque em branco para quaisquer despesas adicionais.
§ Quem ama não se importa com sua posição social – pra quem ama, status, cargos, medalhas, louvor e brasões deixaram de ser importantes há muito tempo. O samaritano foi considerado traidor pelo seu povo por ajudar um Judeu.
§ Não espera retorno – doação sem outro interesse a não ser servir o próximo.


Pr. José Gildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário